Nunca me interessei por adquirir uma panificadora automática (máquina de fazer pão), porque sempre ouvi dizer que não dava certo fazer pão 100% integral nela. Recentemente, porém, uma amiga deu a dica de uma receita de pão 100% integral que dá super certo nesse tipo de máquina. Ainda em dúvida, peguei emprestada uma máquina para testar… e deu certo mesmo. Um pão fofinho e macio! Agora é pão de máquina toda semana aqui em casa. Que “mão na roda” para nós mães e donas de casa! Comecei até mesmo a me aventurar com outras receitas, e não é que deu até para fazer bolo 100% integral! Que maravilha!
Para o pão e o bolo ficarem bonitos e não murcharem, é preciso tomar alguns cuidados. Eu já peguei os macetes da minha máquina (Mondial):
1. O ciclo que mais funciona para essas receitas em minha máquina é o ciclo “doces”, pois a massa não bate duas vezes como nos outros ciclos.
2. Não é possível deixar o ciclo completar. Preciso interromper o processo e colocar para assar antes do tempo previsto, caso contrário o pão/bolo murcha. No ciclo doces, quando o visor marca 2:00, a máquina é acionada para retirar o ar da massa e o pão, que já está crescido, murcha. Espero o pão crescer novamente, cerca de 10 minutos, interrompo o ciclo e aciono o ciclo para assar. Se deixar o ciclo “doce” seguir normalmente ou colocar para assar antes de a máquina retirar o ar da massa, o pão murcha na hora de assar.
E se você está gostando deste conteúdo, com certeza vai gostar do nosso ebook "Guia da Proteína Vegetal", feito para você que busca ter uma alimentação mais saudável, deseja reduzir o consumo de carne ou mesmo quer se tornar vegetariano. Faça o download gratuito >>clicando aqui<<
3. Se você não se importar que o pão murche, deixe o ciclo completar. Embora não fique bonito, ficará igualmente bem assado e macio (eu já fiz o teste!).
Segue a receita do pão já na ordem a ser colocada na máquina:
- 400 ml de água fria ou morna
- 1/3 de xícara de óleo ou azeite
- 1 colher de sopa rasa de sal
- 600 gramas de farinha de trigo integral
- 2 colheres de sopa rasa de fermento biológico seco ou 1 pacote de 10 gramas
- 400 ml de água fria ou morna
- 1/3 de xícara de óleo ou azeite
- 1 xícara de mel
- 1 pitada de sal
- 600 gramas de farinha de trigo integral
- 1 colher de sopa de alfarroba (opcional)
- 2 colheres de sopa rasa de fermento biológico seco (dê preferência o especial para massas doces)
Esta receita de bolo foi inspirada nesta receita aqui.
Espero que essas dicas o ajude a economizar tempo na cozinha de forma saudável!
Fonte: Vida Campestre