A maionese vegetal é uma ótima opção para acompanhar pão, torradas e biscoitos salgados. No entanto, a maioria das receitas leva muito óleo. Mesmo que seja usado o azeite, tudo que é demais não faz bem, não é mesmo?
Há algum tempo deixamos de engrossar a maionese vegetal apenas com azeite. Nesse período, passamos a acrescentar outros ingredientes para ajudar a engrossá-la, como o amido de milho, a farinha de milho ou o painço para uso culinário.
O amido de milho descartamos há algum tempo, pois além de refinado, agora não há mais alternativas não transgênicas no mercado. A farinha de milho dá certo, mas deixa um sabor bem característico que se sobressai e ainda requer o uso do óleo. O painço também funciona e o sabor é bem mais neutro, mas é um ingrediente difícil de se encontrar por aí.
Recentemente, porém, aprendemos uma dica que para nós se mostrou a melhor de todas: arroz cozido! Sim, o arroz integral cozido (qualquer tipo) dá o ponto desejado na maionese, não atrapalha o sabor dos temperos, faz bem à saúde e é bem fácil de ser encontrado no mercado! Que maravilha!
Confira a seguir como fazer:
E se você está gostando deste conteúdo, com certeza vai gostar do nosso ebook "Guia da Proteína Vegetal", feito para você que busca ter uma alimentação mais saudável, deseja reduzir o consumo de carne ou mesmo quer se tornar vegetariano. Faça o download gratuito >>clicando aqui<<
Ingredientes:
- 1 copo de leite vegetal (pode ser soja, aveia, castanha, etc.)
- Temperos (já testamos os seguintes sabores: pimentão vermelho, alho, manjericão, azeitona ou cheiro verde)
- Arroz integral cozido (quanto mais cozido e molinho estiver, melhor)
- Sal a gosto
- Suco de 1/2 limão
Opcional: 1 ou 2 colheres de sopa de azeite apenas para dar sabor, se quiser.
Modo de fazer:
No liquidificador, bater bem todos os ingredientes, exceto o arroz. Experimentar para verificar se está bom de sal e de tempero. Acrescentar aos poucos o arroz cozido até atingir o ponto de maionese. Pronto!
Por Karina Carnassale Deana – Blog Vida Campestre