Fiquei feliz ao encontrar outra alternativa para adoçar os alimentos sem ser o mel. Não tenho dúvidas quanto o grande benefício do mel para o nosso organismo, mas seu gosto é forte e marcante e é preciso usá-lo em grande quantidade para adoçar os alimentos.
Um casal de amigos naturalista me falou sobre essa planta, e que adoçava muito mais que o açúcar, cerca de 250 vezes mais, e é natural.
Uma semana depois fui a Zona Cerealista em São Paulo e encontrei a erva. Fiz o chá, mas não acertei na proporção erva/água. Achei que ficou muito fraco. Comprei também o adoçante 100% natural, que é feito de extrato concentrado de estévia. Aí sim pude usar em minhas receitas.
A estévia possui muitos benefícios. Ela substitui tranquilamente o açúcar, seu gosto é parecido com o de um adoçante convencional. A grande vantagem é que ela ajuda em doenças como diabete, obesidade e depressão. É só fazer o chá da erva e tomá-lo todos os dias.
Mas para qualquer pessoa que parou de comer açúcar, é quase um oásis no deserto. É só levar o adoçante para a casa dos amigos, parentes ou restaurantes e assim você poderá adoçar os sucos servidos.
Já usei o adoçante para fazer bolos e doces com frutas. Assim pude diminuir a quantidade de mel e o gosto ficou mais suave.
É bom saber que mesmo remando contra a maré do mundo, nós, que não comemos açúcar, temos alternativas naturais, deixadas pelo nosso Criador, para saborear melhor os alimentos que Ele criou.