Muitas dúvidas surgem quando alguém está pensando em mudar o estilo de vida. Entre elas, onde adquirir alimentos saudáveis e o valor deles. Há muitos mitos e desculpas em relação a esses fatores. Alguns dizem “Ah, a comida vegetariana é muito cara!”, mas ninguém pensa no valor do quilo da picanha quando vai fazer um churrasco.
Não é difícil ser vegetariano hoje em dia, mesmo em cidades do interior, como a que eu vivo. A seguir, confira algumas dicas para não se sentir perdido na hora de ir às compras!
Para quem mora em grandes cidades
As frutas e verduras, alimentos essenciais na vida de qualquer pessoa, ainda mais de vegetarianos, podem ser facilmente encontradas em supermercados de grandes redes, como: Extra, Pão de Açúcar, Carrefour, etc. A variedade é grande, e os alimentos produzidos pelas próprias redes de supermercados podem sair mais em conta.
E se você está gostando deste conteúdo, com certeza vai gostar do nosso ebook "Guia da Proteína Vegetal", feito para você que busca ter uma alimentação mais saudável, deseja reduzir o consumo de carne ou mesmo quer se tornar vegetariano. Faça o download gratuito >>clicando aqui<<
Geralmente, as oleaginosas também são encontradas nesses supermercados, porém num valor mais alto. Para economizar, procure lojas de produtos naturais. Ou ainda, se em sua cidade há mercado municipal, daqueles grandes e variados, com certeza haverá uma banca de produtos naturais, onde esses alimentos são vendidos por quilo, facilitando sua vida.
Cereais integrais, arroz integral, massas integrais, aveia, gérmen de trigo, farelo de trigo, feijões, soja, grão de bico, linhaça, girassol, gersal, entre outros, são encontrados nessas lojas de produtos naturais.
Para quem mora na capital do estado de São Paulo, a zona cerealista é um prato cheio para qualquer vegetariano.
Para quem mora no interior
As cidades do interior também oferecem bons locais para adquirir alimentos saudáveis. Muitas cidades ainda oferecem feiras, o que é muito compensador! Em minha cidade, por exemplo, há duas feiras: uma aos sábados e outra aos domingos. A variedade é grande, mas é importante pesquisar bem o preço e pechinchar. Há também uma feira, aos domingos, numa cidade vizinha à minha. Ela é maior e com preços melhores. Isso também pode ocorrer na cidade em que você mora, vale a pena pesquisar.
Há também os famosos sacolões ou quitandas, que podem ser uma boa pedida para quem procura verduras frescas a preço baixo. Dependendo também do tamanho da cidade, os supermercados disponibilizam verduras da região, orgânicas, e a preço baixo.
Mas a dica mais preciosa para quem mora no interior, em minha opinião, é a seguinte: se tiver um pedacinho de terra em sua casa, faça uma horta caseira, ainda que seja apenas de temperos. É uma delícia ir para a cozinha e ter disponíveis alguns temperos fresquinhos em seu quintal.
A maior dificuldade para quem mora no interior é a aquisição das oleaginosas e dos cereais integrais. Algumas cidades do interior possuem mercado municipal, valendo a dica anterior sobre bancas de produtos naturais. Se não é o seu caso, é possível adquirir esses alimentos nos mercados, há marcas de produtos naturais fáceis de encontrar nos supermercados. O preço pode variar, portanto, pesquisa sempre é bom.
Mais uma vez, usando meu exemplo: moro a 145 km de São Paulo. Algumas vezes que vou a essa cidade, passo na zona cerealista e faço uma generosa compra para minha despensa. O importante é saber dosar e não ter preguiça de pesquisar valores. Com toda certeza é possível ser vegetariano em qualquer lugar do Brasil. Nós vivemos em um país rico, fértil e muito abençoado por Deus pela variedade de frutas e verduras que temos. Você que já viajou para fora do país ou já morou fora, sabe que é muito difícil encontrar alimentos tão saborosos quanto os que temos aqui. Faça sua escolha por uma alimentação saudável hoje mesmo!
Por Andressa Rocha – Pequenas Atitudes