Faltou inspiração para cozinhar? Aprenda novas receitas e surpreenda a família – Por Vanessa Rosa

Eu andava sem inspiração para cozinhar. E, como mãe de crianças pequenas, que gostam de pratos simples mas coloridos e saborosos, não podia oferecer para meus filhos menos do que eles merecem. Além do mais, a alimentação em minha casa faz parte do processo educativo; como disse o sábio Salomão: “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele” Provérbios 22:6.
Foi quando recebi um e-mail, numa lista de discussão que participo, com a divulgação de um curso de alimentação vegetariana, que aconteceria em maio, na clínica do Dr. Eric Slywitch (médico especialista em nutrologia, nutrição enteral, nutrição  parenteral e alimentação vegetariana; pós-graduado em nutrição clínica e mestre em nutrição, autor dos livros Alimentação Sem Carne – Guia Prático e Virei Vegetariano. E Agora?; coordenador do departamento de medicina e nutrição da Sociedade Vegetariana Brasileira).

Eu, que tanto ouvi na lista de discussão sobre o Dr. Eric, estava curiosa para conhecer a clínica, afinal são poucos os médicos que entendem a dieta vegetariana. Ao ler quais receitas fariam parte do curso, fiquei ainda mais interessada.

O curso foi ministrado em São Paulo, pela chef Larissa Batista, do Restaurante Magias da Terra, na Ecovila Pau Brasil, localizado em Natal-RN. O esposo dela esteve junto para dar um apoio e repartir suas experiências no plantio de vegetais orgânicos.

É um casal muito simples e querido. Eles tinham outras atividades profissionais antes do restaurante, que lhes conferiam uma vida muito corrida, estressante e com pouca qualidade. E, movidos por um problema de saúde da Larissa e na busca por mais qualidade de vida, passaram a pesquisar de forma autônoma sobre nutrição, produção de orgânicos, dentre outros temas, que resultou no projeto do restaurante. A Ecovila é um projeto sustentável, situado em uma área de dois hectares. O projeto foi idealizado como um Centro de Educação e Pesquisa voltado para a área ambiental. Lá são utilizadas técnicas de permacultura, agroecologia e biodinâmica no manejo orgânico da produção de frutíferas, hortaliças, condimentais, medicinais e ornamentais. Praticamente tudo que é consumido pelo restaurante é produzido na própria Ecovila. O restaurante oferece uma alimentação lacto vegetariana, com opção vegana e também opção de alimentação viva.
Entre uma receita e outra o casal compartilhou conosco o seu dia a dia, dicas de como organizar a cozinha e de como escolher os melhores alimentos.

A chef recomenda deixarmos os alimentos mais a vista, usarmos mais vidros no armazenamento e cozinhar com panelas de aço inox, pois não liberam metais pesados. Também indicou o uso de iodo a 2% para higienizar os vegetais. Ele é encontrado em qualquer farmácia e é mais eficaz do que o hipoclorito de sódio e o vinagre.

Algo que ficou gravado foi a dica de sempre manter o foco no que se está cozinhando, cortar os alimentos com carinho, desejar que ele faça muito bem à saúde de quem consumi-lo. Ela chamou isso de meditar, mas eu diria: por que não aproveitar este momento para orar  e pedir a bênção de Deus sobre o alimento e sobre as pessoas que o consumirão?

Outra questão muito destacada é que as mulheres deixam de fazer uma receita por não terem um ou outro ingrediente. Mas, a chef Larissa sabiamente nos disse que os ingredientes podem ser substituídos ou se não forem muito essenciais na receita podem simplesmente ser eliminados. Devíamos nos sabotar ou procrastinar menos.

E se você está gostando deste conteúdo, com certeza vai gostar do nosso ebook "Guia da Proteína Vegetal", feito para você que busca ter uma alimentação mais saudável, deseja reduzir o consumo de carne ou mesmo quer se tornar vegetariano. Faça o download gratuito >>clicando aqui<<

Enfim, foi uma noite muito especial, com um aroma delicioso e ao final houve degustação de todos os pratos. Infelizmente tive que voltar antes dos pratos doces terminarem de assar, porque as crianças me esperavam para dormir, especialmente o caçula, que mama no peito.

Para finalizar esta parte, compartilho uma receita que já fiz várias vezes, porque é deliciosa e perfuma a casa inteira. Sucesso garantido até entre os carnívoros. As pessoas riem do nome da receita, mas isso é o menos importante. Você pode dar outro nome, se preferir.
Bacalhau vegetariano

Ingredientes
1 pimentão vermelho fatiado
7 tomates em fatias
5 cebolas fatiadas
1/2 repolho verde fatiado
7 batatas inglesas
Sal marinho
1 xícara de azeitonas
Azeite de oliva extra virgem

Modo de preparo
Pré-cozinhe as batatas em fatias e monte camadas em uma forma tipo pirex untada, nessa ordem:  batata, pimentões, cebola, tomate, repolho e azeitonas. Dê uma pitada de sal e regue com azeite. Faça três camadas e sempre regue com azeite, enfeitando com azeitonas a última camada. Asse com papel alumínio, mas antes de terminar de assar, retire-o.
Minhas considerações:

– Eu pré-cozinho as batatas no vapor, assim ficam mais firmes e mantém melhor os nutrientes;
– Coloquei pimentões de todas as cores na última vez que fiz. Fica bem bonito e saboroso;
– Alho poró também é um bom ingrediente para essa receita. Acrescentei na última vez que a fiz, mas para quem não gosta de cebola pode usá-lo para substituir;
– Rende bastante, então se a família for pequena e não houver visitas façam meia receita.

As outras seis receitas do curso ficarão para o próximo artigo.

Por Vanessa Rosa – Dia a dia – uma mãe vegetariana

[adrotate group="1"]