Você já parou para se perguntar: Será que o biscoito e o pão integral que compro no supermercado, são realmente integrais? Antes de falarmos sobre este assunto, vamos primeiro entender o que é um alimento integral.
Alimentos integrais são produzidos com grãos que não passaram pelo processo de refinamento, preservando assim os nutrientes. Os alimentos integrais trazem os seguintes benefícios ao nosso corpo:
- limpa o nosso organismo;
- mantém os níveis de colesterol baixos;
- controla os picos de insulina no sangue;
- aumenta a saciedade;
- facilita o emagrecimento.
Alimentos derivados do trigo são ótimas fontes de: vitamina E, vitaminas do complexo B, proteínas, carboidratos, ferro, magnésio, selênio, zinco, além de fibra alimentar.
Como é o processo de refinamento da farinha de trigo?
O grão do trigo é a semente da qual a planta de trigo cresce. Esta semente é composta por três partes distintas: endosperma, farelo (casca) e gérmen. O processo de moagem e refinamento tem por objetivo separar o endosperma em sua forma mais pura, sem contaminação com o germe ou o farelo, os quais são comercializados separadamente. Os grãos passam por um processo de trituração, de onde são extraídos os vários tipos de farinhas brancas refinadas, inclusive as sêmolas e semolinas. Depois estas são classificadas em partículas grossas e finas, passando por alguns outros processos que gerarão os diferente produtos derivados do trigo, e com todos estes processos de moagem, refino e triagem, a produção da farinha de trigo branca gera um produto final pobre e sem os nutrientes essenciais, normalmente encontrados no trigo.
E se você está gostando deste conteúdo, com certeza vai gostar do nosso ebook "Guia da Proteína Vegetal", feito para você que busca ter uma alimentação mais saudável, deseja reduzir o consumo de carne ou mesmo quer se tornar vegetariano. Faça o download gratuito >>clicando aqui<<
Qual é o problema da farinha de trigo branca refinada?
“A farinha branca é um ingrediente pobre em nutrientes e de alto índice glicêmico. Tem ação semelhante ao açúcar no organismo, aumentando a taxa de glicose no sangue e, por isso, o consumo em excesso está associado ao aumento de triglicérides e incidência de diabetes, obesidade e doenças crônicas”, alerta a nutricionista Cintya Bassi, que explica o que acontece. “O que torna a farinha de trigo maléfica à saúde é o processo de refinamento, que separa do trigo a casca e o gérmen, mantendo apenas o endosperma do grão que depois é moído. Nesse processo retira-se grande parte das propriedades nutricionais do alimento”.
Mas, e os produtos integrais do supermercado?
Comprar pães e biscoitos integrais não é tão fácil quanto parece. A Anvisa não estabelece regras para a fabricação de produtos integrais, definindo uma quantidade mínima de farinha integral para que determinado alimento seja considerado integral. Por isso, na maioria dos produtos chamados integrais, encontramos farinha refinada em sua composição, e quando há farinha integral, sua quantidade é muito pequena.
Em alguns destes produtos integrais podemos ver no rótulo a presença de fibras, mas não se deixe levar pela aparência, pois fibra em quantidade não é garantia de qualidade. Muitas vezes esta fibra veio do farelo de trigo, que já perdeu uma grande quantidade de vitaminas e minerais. O exemplo mais simples disto é o pão francês integral, produzido com farinha branca e farelo de trigo, ou seja, é rico em fibras, porém pobre em nutrientes.
Confira a abaixo a tabela comparativa da composição nutricional dos pães.
E agora?
Desenvolva o hábito de ler o rótulo dos produtos, entendê-los e saber realmente o que está comprando. Dê preferência a pães que possuam pelo menos três gramas de fibra na porção de cinquenta gramas ou duas fatias.
Mesmo que as opções integrais do supermercado não sejam as melhores, ainda assim valem a pena consumílos, em comparação ao alimentos não integrais. Agora, se você puder, sugerimos que produza seus próprios produtos integrais, o que será a opção mais saudável e confiável.
Para você iniciar a sua nova empreitada de produção dos seus próprios produtos integrais, separamos duas deliciosas receitas, testadas e aprovadas pela nossa equipe! Confira aqui a receita do pão 100% integral, e do biscoito de aveia.
Por Roger C. Oliveira – Eu Recomendo!
Fontes:
Bolsa de Mulher
Nutryervas
Revista Galileu
Centro de Artigos
Via Integral