Certamente você já deve ter visto a divulgação de variados produtos alimentícios acompanhada dos bordões: “Enriquecido com Ômega 3”; “Enriquecido com Ômega 3 e 6”; “Fonte natural de Ômega 3”; entre outros semelhantes. O que – na maioria das vezes – não é indicado nas propagandas ou embalagens desses produtos, são informações sobre nutriente – no caso, o Ômega 3 e 6.
Você sabe o que são Ômega 3 e Ômega 6? Para que eles servem? É possível encontrar fontes vegetais desses nutrientes? Vamos desvendar esses mistérios agora.
O Ômega 3 (ácido linolênico) e Ômega 6 (ácido linoléico) são nutrientes que pertencem ao grupo dos Ácidos Graxos Essenciais (gorduras). Embora eles sejam “gorduras”, termo que assusta muitas pessoas, os ômegas 3 e 6 são gorduras essenciais para nosso organismo manter-se saudável.
Embora seja amplamente divulgado que as maiores fontes de Ômega 3 e Ômega 6 sejam alguns tipos de peixe, também é possível encontrar estes nutrientes – de forma tão ou mais abundante que nos peixes – em alimentos de origem vegetal. É importante lembrar que a absorção do ômega 3 e 6 de origem vegetal é um pouco menor; desta forma, o consumo do nutriente deve ser feito em maior quantidade, visando que o corpo absorva a quantidade ideal do nutriente.
Nos alimentos de origem vegetal, o ômega 3 e 6 é ricamente encontrado nas oleaginosas em geral (nozes, castanhas amêndoas, etc), semente de linhaça, semente de girassol, soja, óleo de canola e de linhaça, e gérmen de trigo.
E se você está gostando deste conteúdo, com certeza vai gostar do nosso ebook "Guia da Proteína Vegetal", feito para você que busca ter uma alimentação mais saudável, deseja reduzir o consumo de carne ou mesmo quer se tornar vegetariano. Faça o download gratuito >>clicando aqui<<
O consumo regular de Ômega 3 e 6, nas quantidades ideais para o organismo, traz inúmeros benefícios. Podemos citar alguns:
– Proteção cardiovascular, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares, arritmias e ataques cardíacos;
– Manutenção dos níveis de colesterol: redução dos níveis de colesterol ruim (LDL) e triglicérides, e aumento do bom colesterol (HDL);
– Redução da pressão arterial;
– Melhora a atividade cerebral, e auxilia na prevenção de falta de memória e mal de Alzheimer;
– Melhora a circulação sanguínea;
– Auxilia a regular a atividade intestinal.
Viram só quantos benefícios Deus nos concede por meio de uma alimentação saudável?
Para garantir todos os benefícios do Ômega 3 e 6 em seu organismo, é muito importante consultar um médico e/ou um nutricionista. Estes profissionais poderão identificar qual a necessidade que seu organismo tem desses nutrientes, e também orientar sobre como garantir a absorção dos níveis ideais de ômega 3 e 6 por meio de sua alimentação.
Por Tatiana Cornieri – Sob Medida