Douglas e Rosângela, e os dois filhos pequenos, Lucas, 5 anos, e Gabriel, 3 anos, mudaram totalmente de estilo de vida. Segundo eles, a mudança foi gradual, mas “cá pra nós”, foi um gradual BEM acelerado!
No final de semana do dia 3 a 5 de fevereiro deste ano, a família visitou o Ararat acompanhada de um casal de amigos em comum, o Odair e a Ligiane. Nesse período tivemos a oportunidade de estudar vários assuntos à luz da Palavra de Deus, incluindo a alimentação e outros temas relacionados ao estilo de vida.
A família se sentiu tocada pelo Espírito Santo a mudar o estilo de vida, incluindo a dieta, e no dia 6 já se consideravam vegetarianos estritos! Chegaram em casa e fizeram “a limpa” na despensa, que segundo eles, estava repleta de alimentos que agora passaram a considerar prejudiciais. No dia 25 do mesmo mês, visitaram pela primeira vez a zona cerealista em São Paulo e adquiriram vários alimentos integrais e saudáveis para substituir aqueles que deixaram de consumir. Rosângela, que gosta de cozinhar, não demorou muito para “pegar o jeito” da cozinha vegetariana e agora está até desenvolvendo novas receitas. Tudo isso em apenas 2 meses! Louvado seja Deus!
Há algumas semanas, eles ofereceram um almoço totalmente vegetariano para alguns amigos e compartilham aqui o cardápio que escolheram, bem como as receitas. Confira:
Almoço:
E se você está gostando deste conteúdo, com certeza vai gostar do nosso ebook "Guia da Proteína Vegetal", feito para você que busca ter uma alimentação mais saudável, deseja reduzir o consumo de carne ou mesmo quer se tornar vegetariano. Faça o download gratuito >>clicando aqui<<
- Arroz integral com cebolinha;
- Feijão preto;
- Legumes variados cozidos a vapor;
- Salada de tomate;
- Farofa de milho temperada;
- Quibe vegetariano sem PVT;
- Patê de soja com azeitonas para acompanhar o quibe (receita ao final);
- Tahine para acompanhar o quibe (ver dica).
Dica: Os cozinheiros decidiram fazer o quibe sem sal e com tempero suave. O que deu sabor ao quibe foram os acompanhamentos (tahine ou patê de soja). Os convidados aprovaram a ideia!
- Salada de frutas com leite de coco (receita abaixo)
- Chantilly de leite soja (receita abaixo)
- Sorvete de frutas à base de água (feito em uma sorveteria especial da cidade)
Receitas:
- 1/2 xícara (chá) de leite de soja
- 10 colheres (sopa) de azeite de oliva
- 2 dentes de alho
- 1/2 cebola (média)
- 1 xícara (chá) de azeitonas picadas bem miúdas
- Cheiro verde picado bem miúdo
- 1/2 xícara (chá) de pimentão vermelho picado bem miúdo
- Óleo de milho suficiente para dar o ponto
- Sal
Modo de fazer:
Coloque no liquidificador, o leite de soja , o azeite de oliva, o sal, o alho, e a cebola. Ligue o liquidificador e vá acrescentando aos poucos, o óleo de milho até obter o ponto de patê. Desligue o liquidificador e acescente a azeitona, o cheiro verde e o pimentão vermelho, misture com uma colher e está pronto para servir. Coloque numa vasilha com tampa e guarde na geladeira.
Chantilly de leite de soja
Receita extraída do livro As Melhores Receitas com Soja (CASA)
- 3/4 de xícara (chá) de leite de soja
- 1 colher (sopa) de mel
- 1 colher (chá) de baunilha
- 2 colheres (sopa) de açúçar demerara
- 1 colher (sopa) de suco de limão
- Óleo de milho suficiente para dar o ponto
Modo de fazer:
Reserve o óleo e o suco de limão. Coloque os demais ingredientes no liquidificador, ligue na velocidade máxima e vá acrescentando o óleo até dar ponto de chatilly, Por último adicione o suco de limão e bata mais uma vez. Sirva com biscoitos, compotas ou salada de frutas.
Salada de frutas
- Banana
- Pêssego
- Maçã
- Pêra
- Goiaba sem sementes
- Leite de coco
Modo de fazer:
Pique as frutas, coloque em uma vasilha e acrescente o leite de coco e misture tudo. Sirva gelado com chantilly de leite de soja por cima.
Bom apetite!
Por Karina C. Deana – Receitas Vegetarianas com pouco dinheiro e experiência