Os flavonoides são substâncias amplamente distribuídas em frutas vermelhas, grãos de cereais, derivados de soja (como o tofu), entre outros alimentos. Estudos realizados nos últimos anos verificaram que essas substâncias são capazes de melhorar diversas funções mentais, além de prevenir doenças.
Entre as funções mentais que foram pesquisadas encontram-se a memória, o aprendizado, compreensão verbal e habilidade numérica. Verificou-se também que essas substâncias são capazes de proteger as pessoas de doenças como Alzheimer e Parkinson, pois protegem os neurônios de danos e evitam a morte deles.
Os flavonoides são antioxidantes poderosos que ajudam a regular o fluxo sanguíneo, a pressão arterial e protegem as células de danos provocados por radicais livres.
As isoflavonas (o tipo de flavonoide presente na soja e derivados) agem no cérebro, facilitando a comunicação dos neurônios, e, consequentemente, beneficiando a memória. Além disso, alguns estudos apontam que alguns flavonoides podem até contribuir para o crescimento de novas células no hipocampo.
Há fortes indícios de que consumir regularmente mirtilo, frutas cítricas, frutas vermelhas (como uvas e morangos), verduras de folhas escuras (como o espinafre), derivados de soja (como o tofu), grãos de cereais, cheiro verde e especiarias, é melhor do que consumir suplementos industriais para a obtenção desses benefícios. Vale a pena investir em uma alimentação saudável, rica em substâncias como essas.
E se você está gostando deste conteúdo, com certeza vai gostar do nosso ebook "Guia da Proteína Vegetal", feito para você que busca ter uma alimentação mais saudável, deseja reduzir o consumo de carne ou mesmo quer se tornar vegetariano. Faça o download gratuito >>clicando aqui<<
Por Karyne L. Correia – Mente Saudável