Sempre me incomodou bastante a forma como o ser humano foi dividido em “fatias” ao longo dos últimos séculos. Quando surge algo estranho na pele vamos ao dermatologista, quando o problema é no estômago vamos ao gastro, quando é na garganta, ao otorrinolaringologista, e assim somos divididos em pequenas partes tratadas separadamente. As especializações são tantas que se possível somos encaminhados a um médico especialista no dedo mínimo do pé esquerdo, se lá estiver o nosso problema.
Eu exagero um pouco assim, mas o fato é que isso que ocorre mesmo! Da mesma forma, durante muito tempo o que chamamos de mente e o corpo foram tratados como duas coisas distintas. Desde o século passado até hoje muitos estudos foram realizados na tentativa de compreender a relação que existe entre mente e corpo, principalmente no que diz respeito as nossas emoções e como elas afetam nossa saúde. Felizmente, esse ramo da pesquisa tem crescido, e cada dia mais o ser humanos “fatiado” se torna um ser integral!
Para mim, que sou psicóloga, isso é motivo de grande alegria, pois recebo constantemente pessoas que em função dos problemas emocionais que vivem, sentem dores no corpo e desenvolvem doenças. Pessoas que vão aos médicos e não conseguem descobrir o que está causando aquele incômodo. Pessoas que hoje saem chateadas porque ouvem dos médicos que seu problema é psicológico. Recebo pessoas que são “integrais”, seres cujo corpo e mente funcionam juntos e sofrem juntos.
Mas, qual a importância de ter uma visão integrada do ser humano?
Aquilo que você come influencia sua vida como um todo. Aqueles hábitos que você possui trarão conseqüência para sua mente e, consequentemente, para o seu corpo, e vice-versa. Entender que o corpo funciona de forma interligada nos deixa mais atentos aos nossos comportamentos, à forma como alimentamos nosso corpo, aos cuidados que temos com nossa mente. Por exemplo, eu sei que o exercício físico que pratico não serve apenas para manter meu corpo em forma, mas também para manter minha mente saudável. Sabendo disso, tenho um motivo a mais para praticar exercícios físicos.
E se você está gostando deste conteúdo, com certeza vai gostar do nosso ebook "Guia da Proteína Vegetal", feito para você que busca ter uma alimentação mais saudável, deseja reduzir o consumo de carne ou mesmo quer se tornar vegetariano. Faça o download gratuito >>clicando aqui<<
Saúde e qualidade de vida não estão apenas relacionados aos bons resultados nos exames médicos. Ser saudável é ter corpo e mente sadios! Cuide bem do seu corpo, e não se esqueça da sua mente. Alimentá-la bem é tão importante quanto cuidar de seu regime alimentar!
Por Karyne L. Correia – Mente Saudável