E se a família não te apoiar na decisão de ser vegetariano?

Mauro_FamiliaVegetariano

Ter uma família é uma bênção. Foi Deus quem organizou a sociedade dessa forma. Em geral os membros de uma família se amam e buscam o bem uns dos outros. Certo é que há exceções, mas não vamos tratar aqui desses infelizes casos.

Partindo então do pressuposto que você é amado pelos membros de sua família e eles se mostram contra o seu novo estilo de vida saudável, então aceite que eles não compreenderam que sua decisão de ser vegetariano é para o seu próprio bem. Assim sendo, o problema se reduz a esclarecer os que são contra, não a combatê-los. Note que não se trata de uma intriga pessoal, mas conceitual, o que tira o “eu” do foco, livrando o novo vegetariano de sentir-se malquisto, perseguido ou incompreendido. Então, o que fazer?

Primeiramente agradeça a preocupação dos que são contra. Ressalte que você percebe e se alegra que estejam buscando o seu bem, e que você se sente amado por eles. Talvez não seja o melhor momento para argumentar sobre as inúmeras vantagens do vegetarianismo, mas para fazer como Daniel e seus companheiros em Babilônia que propuseram um período de experiência ao responsável pelo cuidado deles (ver Daniel capítulo 1).

Em pouco tempo os familiares que convivem com você perceberão mudanças positivas em sua saúde, em seu humor e mesmo em sua espiritualidade. Contra fatos não há argumentos, portanto, que sejam os bons frutos de seu novo estilo de vida o maior defensor de sua sábia decisão.

E se você está gostando deste conteúdo, com certeza vai gostar do nosso ebook "Guia da Proteína Vegetal", feito para você que busca ter uma alimentação mais saudável, deseja reduzir o consumo de carne ou mesmo quer se tornar vegetariano. Faça o download gratuito >>clicando aqui<<

Faça ouvidos moucos às críticas e ironias. Não devolva na mesma moeda, mas continue firme em seu propósito. O amor, o tempo e a coerência serão seus aliados na conquista de sua família. Não somente os resultados, mas o seu semblante de satisfação ao comer os alimentos saudáveis poderá animar os que são contra a desejarem participar da mesma alegria. Se houver ambiente para tal, ofereça sem insistir, vez ou outra, uma porção de algum prato vegetariano especial e saboroso. Assim, os preconceitos poderão ser quebrados e o tema – saúde – em vez de ser um campo de batalha transformar-se-á em um processo educativo que promoverá o crescimento individual e a integração e harmonia da família. Só o amor transforma!

Assinatura_Mauro

[adrotate group="1"]