A gestação é uma fase ímpar na vida de uma mulher e sua atenção deve estar voltada para si mesma e o desenvolvimento do bebê, afinal de contas, tudo irá influenciar para que ela viva dias mais leves e saudáveis e possa curtir cada momento desta nova fase com alegria.
Em geral, uma das grandes preocupações deste período é com a ingestão de alimentos que promovam a saúde do bebê e da mãe trazendo energia através das vitaminas necessárias para esta fase. Mas deve existir alguma preocupação especial por parte das mulheres vegetarianas ou que querem seguir a dieta vegetariana durante a gravidez?! A resposta é a seguinte: todas as mulheres devem se preocupar em tomar as melhores e mais saudáveis atitudes em prol da nova vida que está gerando, não apenas as vegetarianas!
Contudo, aquelas que optaram por esta dieta tem o conforto de saber que, especialistas de todas as áreas já concluíram que a dieta vegetariana é muito saudável para todas as pessoas em todas as fases da vida, mas alguns dão destaque especial ao período da gravidez, uma vez que vegetarianos consomem mais frutas e verduras que são fonte natural de nutrientes e vitaminas.
Por exemplo, o ácido fólico (vitamina B9), cuja suplementação (antes e no primeiro trimestre da gravidez) reduz 50% a incidência das malformações do tubo neural do bebê, costuma ser mais elevado em vegetarianos, pois, como sugere o nome (vem do latim folium, ou seja, folha), sua fonte natural são as folhas verdes.
E se você está gostando deste conteúdo, com certeza vai gostar do nosso ebook "Guia da Proteína Vegetal", feito para você que busca ter uma alimentação mais saudável, deseja reduzir o consumo de carne ou mesmo quer se tornar vegetariano. Faça o download gratuito >>clicando aqui<<
O cardápio vegetariano também protege as mulheres contra o excesso de hormônios e toxinas encontradas frequentemente nos laticínios, carnes e peixes. Médicos mais conscienciosos alertam suas pacientes não vegetarianas que sejam cuidadosas na ingestão de carne, especialmente carnes (bovinas ou suínas) e de ave que sejam cruas, malpassadas ou defumadas. O motivo é o risco de conterem a bactéria da salmonela e o parasita da toxoplasmose, entre outros problemas.
A intoxicação alimentar por salmonela pode ser uma doença grave, cujos sintomas incluem diarréia e vômitos severos, dor de cabeça, dor abdominal e febre. O tratamento exige antibióticos e reidratação com soro para suprir todo o líquido perdido pelo corpo. Dependendo do quadro, pode haver necessidade de hospitalização. No Brasil, a carne suína é a campeã em transmissão de toxoplasmose, uma doença que pode deixar graves sequelas na mãe e também no feto.
Bem, mas se você já é uma gestante ou lactante vegetariana lembre-se de caprichar na ingestão de alimentos superpoderosos como o feijão, a castanha do Pará, os vegetais verde-escuro, o tomate e frutas como goiaba e laranja. Estes alimentos são ricos em ferro, cálcio, proteínas, vitaminas do complexo B, ácido fólico e antioxidantes tão necessários no período da gravidez.
A aveia também pode ajudar a manter seu intestino funcionando bem, já que boa parte das grávidas terão dificuldades no bom funcionamento do intestino durante a gestação.
Outra dica importante, mas menos enfatizada é dar atenção ao seu período de descanso, que deve ser maior durante a gestação. Suas energias estão concentradas em formar a nova vida e você deve poupar seu corpo nesta fase, poupe também sua mente de estresse e ansiedade desnecessários, pois isto pode afetar diretamente seu bebê.
E não se esqueça de enriquecer sua hidratação! Seu corpo precisa de muita água e você deve beber o quanto conseguir, agora não mais apenas o suficiente para você mas também para o novo serzinho dentro de você.
Espero que sua gestação seja linda e que você desfrute de muita saúde!