Por que o queijo faz mal à saúde?

Alex_MalesQueijo

O queijo é com certeza um dos alimentos mais amado pela maioria das pessoas. Muitas pessoas não abrem mão de aprecia-lo, mas será que ele é saudável?

Vamos começar falando um pouco sobre o leite. Você sabia que o ser humano é a única espécie que consome leite de outra espécie, mesmo depois de adulto? Curioso, não?

O leite contém cálcio? Contém! Mas, a vaca consome leite pra obter o cálcio? Não! Ela come capim. Sendo assim podemos repor o cálcio tranquilamente através das folhas de cor verde escura como a salsa, a couve, o almeirão o espinafre, a chicória e diversas outras verduras.

Então o mito do cálcio somente no leite não é verdadeiro, primeiro porque o cálcio contido no leite não é bem absorvido e segundo não é a melhor fonte. O que acontece na realidade é que o leite rouba o cálcio dos ossos porque seu consumo aumenta o PH do sangue o tornando ácido, e pra neutralizar essa acidez o organismo precisa de cálcio e de onde vai tirar? Isso mesmo, dos ossos!

E se você está gostando deste conteúdo, com certeza vai gostar do nosso ebook "Guia da Proteína Vegetal", feito para você que busca ter uma alimentação mais saudável, deseja reduzir o consumo de carne ou mesmo quer se tornar vegetariano. Faça o download gratuito >>clicando aqui<<

O leite hoje passa pelo processo da pasteurização. Isso resolveu alguns problemas e criou outros maiores, porque com a elevação e queda das temperaturas ocorre a desnaturação das proteínas do leite e homogeneização.

O leite vendido nos supermercados não é o mesmo que sai da vaca. Ele contém lactose que é um açúcar, esse açúcar é quebrado por uma enzima chamada lactase, que o organismo produz até no máximo nove anos de idade, e a transforma em galactose e glicose. Um adulto em geral tem intolerância à lactose porque não tem a enzima lactase pra digerir a lactose e transforma-la em glicose e galactose. Muitos também são alérgicos a caseína do leite.

Então sendo o queijo derivado direto do leite não poderia ser diferente. O queijo não tem tanta lactose mas tem uma alta concentração de caseína, uma das proteínas do leite.

Mas como é feito o queijo ?

De modo geral, cada 1Kg de queijo é produzido a partir de 7 à 10 litros de leite. Existem algumas diferenças no processo de produção dos queijos, porém algumas fases são comuns.

Coagulação da caseína do leite

Essa etapa ocorre através de uma enzima chamada renina, outras enzimas de origem vegetal ou mesmo de bactérias, sendo portanto todas as opções de origem natural.

Formação da coalhada

Etapa onde são adicionados cloreto de cálcio, que aumenta o teor de cálcio, acelerando a coagulação, nitrato de sódio ou de potássio que inibem a ação de possíveis microrganismos contaminantes, corantes entre outros.

Corte da coalhada

Para liberação do soro, fase do queijo que separa definitivamente da caseína coagulada.

Enforme e prensa

Dependendo do tipo de queijo e da massa.

Salga e embalagem

Os queijos frescos estão prontos para a comercialização, logo após o término dessas etapas , mas os queijos curados ainda precisam passar pelo processo de maturação, que tem período variável entre diferentes tipos de queijos podendo durar entre poucas semanas à muitos meses. Durante a maturação ocorrem vários processos físicos, bioquímicos  e microbiológicos que alteram a composição, a característica do sabor e a textura do queijo.

Animais de forma natural podem transmitir doenças tradicionalmente conhecidas pelo ser humano, como tuberculose, brucelose, febre aftosa, raiva, salmonela, toxoplasmose, cisticercose, intoxicação alimentar e outros males.

As vacinas aplicadas ao animal como também o processo de cozimento, refrigeração ou pasteurização não garantem que a carne, leite e ovos estejam isentos de qualquer contaminação.

De forma natural, a gordura, o hormônio e a proteína animal são maléficos ao organismo humano, que não está fisiologicamente preparado para absorve-los. Esses insumos de origem animal estão relacionados com uma enorme variedade de doenças de modo que definitivamente, não só o peixe morre pela boca mas nós seres humanos também!

Somos o que comemos!!

“Portanto quer comais quer bebais ou façais qualquer coisa fazei tudo para a glória de Deus” (1 Coríntios 10:31)

Que o Senhor nos ajude e nos dê sabedoria pra usarmos o que é bom com moderação e deixarmos totalmente o que nos faz mau.

Um grande abraço, Deus abençoe e até a próxima!

Assinatura_Alex

 

[adrotate group="1"]