Você é vegetariano e vai viajar? 7 dicas infalíveis para não cair em tentação

Juliana_O-que-levar-numa-viagem

Se você já é vegetariano estrito, vegano ou natureba com certeza já enfrentou um grande desafio quando se trata de viagens. Sejam elas curtas ou longas, de carro de ônibus ou de avião, viagem é sempre viagem e você pode ter certeza que será quase impossível se alimentar decentemente com as comidas encontradas pelo caminho.

Com alguns anos de experiência e muitas viagens, resolvi deixar abaixo algumas dicas práticas de como sobreviver esses períodos de estadia fora de casa.

Programe-se

Se você sair de casa despreparado, sem nenhum alimento natural ou sem pensar no que vai comer, onde e como, pode ter certeza que você passará fome e se renderá a qualquer coxinha ou pão de queijo que encontrar pela frente.

É necessário pensar em quantas horas será a viagem e a quantidade de refeições que você ou sua família farão antes de chegar ao destino final.

E se você está gostando deste conteúdo, com certeza vai gostar do nosso ebook "Guia da Proteína Vegetal", feito para você que busca ter uma alimentação mais saudável, deseja reduzir o consumo de carne ou mesmo quer se tornar vegetariano. Faça o download gratuito >>clicando aqui<<

Prepare os utensílios

Para carregar alimentos sem estragar você precisará de uma bolsa térmica, potes de plástico e de vidro e sacos plástico para armazenar os alimentos.

Lembre-se de levar descartáveis como pratos, copos e guardanapos. Também é importante ter um jogo de talheres no mínimo com garfo, faca e colher.

Pense nas refeições

Geralmente numa viagem pensamos em levar alimentos rápidos e práticos que não necessitarão de um preparo muito elaborado. Para o café da manhã geralmente temos frutas, granola, pães, biscoitos. Para o almoço poderíamos preparar sanduíches com patês vegetais, suco de fruta, pipoca estourada, castanhas ou amendoim. Para o jantar um bolo, pão com patê, suco e frutas.

Uma ótima opção é ter frutas secas (uva passas, damasco, ameixa, tâmaras, etc) para os momentos de fome ou vontade de comer um doce.

Para crianças

Tenha fácil frutas picadas em potes fechados, castanhas em pedaços pequenos, suco ou leite vegetal (que pode ser armazenado numa garra térmica) e biscoitos integrais feitos em casa.

Se você estiver no hotel

Para o café da manhã é possível comer uma granola com leite vegetal e frutas, pão com patê ou simplesmente com azeite e sal. Bolos e biscoitos integrais são um ótima opção. Você pode deixar de molho aveia em flocos finos, tirar água e picar frutas secas, juntamente com frutas frescas e adoçar com mel, agave ou açúcar mascavo. Para o jantar você pode criar sanduiches saborosos com patê, alface, tomate, milho e azeitona.

Se você tiver uma máquina de leite ou de pão, leve na sua viagem e tenha alimentos fresquinhos para a família.

Visite as frutarias da região

Busque estabelecimentos que vendam frutas e produtos integrais. Você poderá encontrar alimentos fresquinhos e com preço acessível. Aproveite os produtos regionais. Na minha última viagem estive num local com muito pinhão. Comprei um saco e pedi para o pessoal do hotel cozinhar pra mim. Pronto, jantar garantido! Uma delícia!

Caso você não esteja preparado, o que fazer?

O primeiro passo é se manter firme nos seus propósitos e tentar encontrar no local produtos naturais e saudáveis. Geralmente as paradas no meio da estrada terão pelo menos um suco de fruta natural. O mais fácil de encontrar é o suco de laranja. Leia os rótulos dos alimentos e se caso você não encontrar nada, peça um pão na chapa sem manteiga. As vezes existe a opção de comer milho cozido ou tapioca. Certifique-se de que não tenha manteiga!

Com essas preciosas dicas acredito que sua viagem será muito mais proveitosa e produtiva. Quando nos preparamos com antecedência ou sabemos com enfrentar imprevistos é possível ficar firme sem escorregar nas tentações do fast food, salgadinhos ou refrigerantes.

 

Assinatura_Juliana

 

[adrotate group="1"]