Nem sempre fui vegetariana. Na casa dos meus pais nunca entrou carne, mas quando me tornei adolescente e comecei a passear sozinha, passei a provar carne, e gostava. Quando casei, comecei a ler sobre o assunto, e me tornei a vegetariana convicta após ler os conselhos de Deus sobre o assunto. A leitura do livro “Conselhos sobre o Regime Alimentar” (Ellen G. White) foi a grande responsável por essa convicção.
Hoje sei, que nas vezes que comi carne, foi por falta de conhecimento (já dizia Oséias 4:6). Não é fácil ser vegetariano num mundo onde as pessoas (e até mesmo os médicos) acreditam que esse é um alimento essencial na dieta. Sofremos preconceito, falta de compreensão e muitas vezes passamos fome…hehe (quando saímos pra comer fora). Mas uma coisa é certa! Não há decisão mais acertada sobre reforma de saúde, na vida de um cristão, do que o deixar de comer carne. É claro que não basta deixar de comer carne – tem que saber substituir, saber dosar todos os elementos necessários ao corpo, fazer exercício, não se acabar no açúcar, na fritura e no queijo, mas isso não é o assunto aqui.
Mas vamos ao ponto: gostaria de compartilhar as 35 razões por que eu não como carne. Todas elas extraídas do livro acima citado. Quando a página não for citada, é porque é do capítulo 23 do mesmo. Lembre-se: não são palavras minhas, eu não inventei, saíram da inspiração profética. Algumas podem até parecer loucura, inconclusivas ou preconceituosas, mas foram apresentadas dessa forma a nós. Lembrando que, muitas vezes Deus pede coisas de nós que parecem sem razão, até pela ciência, mas se Ele disse, quem somos nós para questionar?
Lembre-se também que esse é apenas um resumo. Ao ler o livro por completo, você poderá compreender as razões de cada uma das afirmações, compreender o todo.
E se você está gostando deste conteúdo, com certeza vai gostar do nosso ebook "Guia da Proteína Vegetal", feito para você que busca ter uma alimentação mais saudável, deseja reduzir o consumo de carne ou mesmo quer se tornar vegetariano. Faça o download gratuito >>clicando aqui<<
Não quero condenar nem constranger ninguém com essa publicação. Nem dizer que quem come carne é mais santo que os outros (por favor, não use isso para acusar os outros!) Não comer carne não é motivo de salvação, e nunca será. Mas é motivo de saúde, e Deus se preocupa em que nos sintamos sempre bem, afinal, ninguém gosta de ficar doente, né?
Queria apenas compartilhar o que aprendi e incentivar a que você também leia, e se convença como eu, que o melhor para a nossa saúde é abster-se de carne.
- Deus permitiu carne para diminuir tempo de vida dos pecaminosos (373)
- Enche o corpo de moléstias (269)
- Suscita o desejo de bebidas alcoólicas (269)
- São enfraquecidas as faculdades físicas, mentais e morais (269)
- São fortalecidas as paixões animais (269)
- Dá fraqueza e debilidade física (292)
- Pastores nunca deveriam comer carne (400)
- Ao comer carne estamos concordando a morte dos animais, seres vivos criados por Deus
- Diminui espiritualidade, faz com que a mente não compreenda a verdade
- Enfraquece e contamina o sangue
- Grande parte da carne está contaminada pela moléstia dos animais
- Aumenta em 10x a probabilidade de contrair doenças
- Deixa o corpo mais fraco para contrair doenças infecciosas
- Principal causa de cânceres, tumores e doenças inflamatórias
- Diminui atividade intelectual
- Priva homens e mulheres do amor e simpatia que devem sentir uns pelos outros
- Irrita os nervos (deixa a pessoa mais nervosa) e embrutece a natureza
- Promove o amor à satisfação sexual
- Aqueles que comem carne sabendo que não faz bem, e ficam doentes, Deus não os pode curar
- Dinheiro gasto com carne é desperdício
- A carne se deteriora no organismo – cérebro, ossos e músculos
- Não tem sequer um benefício físico, caso contrário, Deus não teria dado ordens e luz para não comê-la
- A carne não é essencial para a saúde e a resistência, do contrário, no Éden Deus a teria dado. Frutas, verduras e nozes completam o que precisamos
- “Impossivel é aos que comer carne em abundancia, ter um cérebro anuviado, um ativo intelecto”
- “A vida religiosa pode ser obtida e mantida com mais êxito se a carne é rejeitada”
- Seus efeitos não podem ser imeditados, porém isso não é prova que não seja nociva
- Instintos baixos passam a dominar
- Muitos morrem de doença causada exclusivamente pelo comer carne
- Prejudica: crescimento na graça, aquisição de bom temperamento e caráter
- Resulta num agir e pensar impróprios
- “Deus deu carne ao rebelde Israel, mas com ele estava Sua maldição” (379)
- “Entre os que estão aguardando a vinda do Senhor, o comer carne será afinal abandonado, a carne deixará de fazer parte de sua alimentação”
- Não estamos em harmonia com a luz de Deus se temos a prática de comer carne
- Muitos do que agora são só meio convertidos quanto à questão de comer carne sairão do povo de Deus, para não mais andar com ele
- Ninguém tem a menor desculpa quanto a comer a carne de animais mortos, os que comem estão menosprezando as advertências de Deus quanto a esse assunto
Nossa vida espiritual está diretamente ligada a nossa saúde física, por isso que esse é um assunto que não deve ser ignorado. Quando entendemos o tamanho do amor de Deus por nós, procuraremos cuidar o melhor possível de nosso corpo e mente, para não apenas honrá-lo com nosso corpo, mas para que nossa saúde seja a melhor possível para trabalhar em Sua obra.
Pra mim, não foi sacrifício deixar de comer carne. Mas pra muitos, com certeza será tão difícil a ponto de desistir. Mas o conhecimento trará a vontade, e Deus pega essa vontade e transforma em poder! Nossa vida cristã é andar a contramão do mundo, sim, e nossas vontades e desejos pessoais sempre serão deturpados pelo pecado, não dá pra confiar neles. Mas pelo poder de Deus conseguiremos vencer. E eu garanto: as bênçãos virão, e saúde também!
Essa é uma experiência pessoal, que você só conseguirá completamente quando vivê-la. Começe lendo, estudando esse assunto não apenas no livro citado, mas também em “Ciência do bom viver”, “Temperança”, e “Conselhos sobre saúde”, todos da mesma autora. Se fizermos nossa parte, de buscar o conhecimento, Deus fará o resto.
“Nosso hábitos de comer e beber mostram se somos do mundo ou do número daqueles a quem o Senhor, por Seu poderoso cutelo da verdade separou do mundo” (379) Que como nossos hábitos de alimentação possamos mostrar que somos dEle!
Por Marla Lüdtke – Mulher Adventista